segunda-feira, 18 de abril de 2011

HORÁRIOS PÁGINAS NOBRES DE ALGUNS MEIOS






Páginas nobres de jornal:

* Capa de caderno
* Capa falsa
* 3 primeiras ímpares (pág. 3, 5 e 7)
* Dupla central
* Contra-capa

Páginas nobres de revista:

* Primeira (capa principal da revista)/segunda ( verso da capa ) /terceira ( penúltima pág.)/quarta (última pág.) capas
* Dupla central
* 3 primeiras ímpares

Páginas indeterminadas

* No caso do jornal o cliente não paga pela colocação do anúncio, apenas pela determinação do caderno.

Horário nobre de rádio:

* AM: 06 ás 19h
* FM: 07 ás 19h

Horário rotativo de rádio:

* 06 ás 24h
* 07 ás 24h
* 00 ás 24h

Horário nobre de Televisão:

* 20 ás 23h

Horário determinado:

* O anunciante paga pela colocação do anúncio em um programa específico ou uma determinada faixa de horário.

TERMINOLOGIAS TÉCNICAS DE MÍDIA

Segue abaixo os termos mais utilizados por um profissional de mídia.

Mídia: Derivada do latim, a palavra mídia significa meio. Atividade de veicular. Departamento ou profissional que planeja, negocia, executa e controla a veiculação de uma campanha. Meios ou veículos de comunicação.

Mídia básica: Meio determinado como principal em um planejamento de mídia.

Mídia de apoio: meios que reforçam a mídia básica.

Mídia alternativa: são meios não tradicionais, normalmente tem custo mais barato e cobertura restrita.

Mídia: Categorias. Ex: Rádio, jornal e revista.

Veículos: Títulos dentro das categorias. Ex: Hoje em Dia, TV Record e Portal Uai.

Mix de Mídia: Meios e veículos que fazem parte do planejamento de mídia.

Tiragem: Conjunto de exemplares de uma edição de um veículo impresso.

Circulação: Exemplares vendidos de uma edição (banca + assinatura + cortesia)

Encalhe: Exemplares não vendidos de uma edição. Tiragem – Circulação = Encalhe.

IVC: Instituto verificador de circulação responsável por fazer auditorias em veículos impressos.

Alcance: Número de diferentes pessoas (ou domicílios) expostas pelo menos uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Pode ser expresso em

Audiência: Audiência é o total de pessoas que lêem o conteúdo editorial de um publicação ou parte dela, ouvem ou vêem um programa de rádio ou TV, transitam por onde há cartazes de rua e de pontos de venda, e que, portanto, têm oportunidade de ler, ver ou ouvir as mensagens publicitárias colocadas em cada um dos meios. Em geral, a audiência é expressa em porcentagem. A audiência pode ser domiciliar ou individual, e é sempre expressa em percentual

Break: Intervalo comercial no rádio e na TV

Briefing: Resumo em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca, empresa ou produto com seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, etc.

Calhau: Anúncio colocado no lugar de um espaço não comercializado, geralmente mensagens comunitárias ou do próprio veículo.

Checking: Conferindo em inglês. Atividade de checar a veiculação dos anúncios nos espaços negociados, nos horários acertados, com a qualidade exigida, etc.

Cobertura: Espaço geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo

Flight: São períodos de veiculação contínua

Frequência: Número de vezes em que uma pessoa é exposta à mídia dentro de um determinado período de tempo, ou tem oportunidade de ser atingida pela mensagem publicitária.

GRP – Gross Rating Points (Audiência Bruta): GRP, abreviação de Gross Rating Points, é uma expressão americana criada originariamente para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. No Brasil, o termo também conhecido como ou audiência bruta acumulada, já está bastante difundido, significando a soma dos pontos brutos de audiência de uma programação num veículo ou grupo de veículos publicitários, considerando-se a superposição.

Heavy User: Consumidor pesado em inglês. Termo usado para designar os principais consumidores de um produto.

Ligth User: Consumidor leve em inglês. Termo usado para designar os consumidores moderados ou pequenos de um produto

Participação ou Share: Proporção expressa em percentual do número de pessoas sintonizadas em um veículo, considerando-se apenas os veículos ligados.

Penetração: Termo usado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, segmento de mercado ou região geográfica

Planejamento de Mídia: Planejamento é o ato ou processo de planejar. Em mídia, como em qualquer atividade técnica e num sentido amplo, planejar é (1) formular política estabelecendo fins e meios, recursos e instrumentos; (2) definir propósitos… dentro destes, objetivos … a partir destes, metas; (3) desenvolver estratégia, estudando-se diferentes alternativas, para executá-la através de táticas predeterminadas; (4) prover critérios de avaliação de desempenho.

Público-Alvo: Toda a comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão. Esse público potencialmente consumidor é chamado de público-alvo.

Recall: Lembrança ou recordação. Informação ou recepção que fica junto ao Target após Ter sido impactado por um anúncio ou campanha.

Share - Participação.

Target - Alvo. Termo utilizado para definir o público alvo de um plano de comunicação.

Teaser - Mensagem curta que antecede ao lançamento de uma campanha publicitária gerando expectativa.

Chamada Comercial – Produzida com o objetivo de promover programas ou eventos. O patrocinador aumenta a exposição de sua marca e / ou produto.
Ela pode ser programada em diferentes posições: Rotativa, sem posição predefinida e localizada, com posição determinada.

Vinheta de Bloco -Destinada a integrar e aumentar a exposição da marca e/ou produto dos patrocinadores de determinado evento. É programada na primeira posição do intervalo comercial que sucede o bloco de um programa com exibição de matéria referente ao evento patrocinado. Também pode ser programada na última posição do intervalo comercial que antecede o bloco de um programa com exibição de matéria referente ao evento patrocinado.

Vinheta de Passagem - Destinada a criar um maior envolvimento do patrocinador com o programa ou evento que está sendo exibido. É programada na primeira e /ou na última posição dos intervalos comerciais do programa ou evento, de acordo com a quantidade definida no plano comercial

Inser de Vídeo – Criado como objetivo de integrar e aumentar a exposição da marca e /ou logotipo do patrocinador. É inserido no vídeo , sobrepondo-se a imagem do filme ou evento.

Abertura Comercial- Destinada a identificar o patrocinador do programa ou evento que se inicia. É programada imediatamente antes do início da exibição do programa ou evento, normalmente no interprograma, IP(espaço entre um programa e o início de outro.

Programete – Desenvolvido como objetivo de criar uma maior aproximação do anunciante com o seu público-alvo, através de mensagens institucionais homenageando ou promovendo datas ou períodos que caracterizem fatos de interesse da coletividade. São exibidos nos intervalos comerciais dos programas definidos no plano comercial.

CONCEITOS BÁSICOS DE MÍDIA

GRP ( GROSS RATING POINTS) = PONTO DE AUDIENCIA BRUTA

GRP, abreviatura de Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta, é uma expressão americana criada originariamente para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV.

Por exemplo: um comercial é veiculado durante uma semana, três vezes, em uma novela com 60 pontos de audiência e duas vezes em um jornal com 55 pontos de audiência. Para calcular a quantidade ou volume de GRP dessa programação, basta somar as audiências de todas as inserções. Isto é: três inserções na novela com 60 pontos de audiência representam 180 GRP. Mais duas inserções no jornal com 55 pontos de audiência significam 110 GRP. Assim, temos 180 GRP mais 110 GRP, que totalizam 290 GRP.

Qual a utilidade do GRP?

GRP é um indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ele dá dimensão daquilo que em marketing se chama de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.

Duas programações com o mesmo volume de GRP podem não representar o mesmo resultado para o anunciante. É possível perceber isso ao analisar um exemplo bastante simples:
Se um anunciante faz uma inserção de seu comercial em um programa com 50 pontos de audiência ou duas inserções em um programa com 25 pontos de audiência, ele tem o mesmo volume de GRP, ou seja, 50 GRP. A diferença é que, no primeiro caso, 50% das pessoas terão visto uma vez o seu comercial. No segundo, considerando um público cativo, 25% das pessoas terão visto duas vezes o comercial.
.
O custo do programa 2 é menor que o do programa 1, mas, quando se compra a mesma quantidade de comunicação, o programa 2 se mostra mais caro, pois tem um Custo-GRP ou Custo por Ponto (CPP) maior. As duas alternativas (uma inserção no programa 1 ou duas inserções no programa 2) significam a mesma quantidade de comunicação, mas podem ter resultados diferentes para o negócio do anunciante.

Lembre-se: Use esse conceito para encontrar alternativas de veiculação que levem em conta a quantidade de comunicação que você está comprando.



Um ponto de audiência equivale a quantos telespectadores?

Um ponto de audiência corresponde a 1% do universo de pessoas ou domicílios que estavam sintonizados em um canal ou assistindo a um programa específico. Dessa maneira, temos que diferenciar dois tipos de audiência: a individual e a domiciliar.

Na audiência individual, 1 ponto quer dizer que 1% dos telespectadores estava assistindo a determinado programa. Por outro lado, na audiência domiciliar, 1 ponto refere-se a 1% das casas que estavam assistindo a um determinado programa. Como o universo da pesquisa varia, um ponto de audiência em uma praça X não equivale ao mesmo número de telespectadores representados por um ponto de audiência em uma praça Y.

ÍNDICE DE AFINIDADE

Coeficiente entre o percentual de participação de um target no total de consumidores de um determinado veículo e o percentual de participação desse mesmo segmento na população. O resultado dessa divisão indica o grau de "afinidade" que o veículo tem com o target considerado, à medida que, quando maior do que 100, aponta para uma participação do target na audiência maior do que seria esperada se esse veículo fosse horizontalmente dirigido a toda a população. O conceito tem sido mais aplicado à programação de televisão. V. Índice de audiência, Participação de audiência.

domingo, 17 de abril de 2011

ALCANCE E FREQUÊNCIA

Quando exibe o seu comercial na TV, o anunciante sabe que esse comercial terá a oportunidade de ser visto por várias pessoas. Algumas verão apenas uma vez; outras, duas ou três; outras, mais do que isso.

Existem técnicas que orientam a escolha dos programas e do número de inserções que devem ser feitas em cada programa, de forma que o anunciante consiga alcançar a quantidade de pessoas escolhidas tantas vezes quanto for necessário. E isso é muito importante, pois só quem viu o comercial um número de vezes suficiente para entendê-lo tem a chance de se sentir motivado para comprar o produto. Essas pessoas são consideradas eficientemente alcançadas e são o principal objetivo da veiculação de uma mensagem.

O objetivo de todo anunciante é atingir o seu público com a sua mensagem. Um comercial de grande impacto chama a atenção do público com menos inserções. Um comercial mais suave precisa ser visto mais vezes para funcionar bem. Programas de grande audiência, como o Jornal Nacional ou a novela das 8 horas, alcançam muitas pessoas de uma só vez. Programas mais dirigidos atingem aquele público mais segmentado. Por exemplo: um Globo Rural para o pessoal que se interessa por agropecuária, ou um Jornal da Globo, no final da noite, para aqueles que chegam mais tarde em casa, são programas que alcançam o público que não foi atingido pelo Jornal Nacional.

O anunciante pode exibir o seu comercial de várias formas diferentes:
pode ser um patrocinador, e colocar vários comerciais em um mesmo programa, garantindo assim que aquele grupo de pessoas que costumam assisti-lo terá a oportunidade de ver várias vezes a sua mensagem. O outro extremo é uma programação diversificada, quando o anunciante escolhe uma série de programas diferentes e consegue, com isso, alcançar um número maior de pessoas.

Mas, atenção! Muita gente confunde número de inserções com freqüência, e audiência com alcance. Número de inserções é a quantidade de vezes que o comercial vai passar na TV. É uma característica associada ao comercial. Freqüência é o número de vezes que cada pessoa teve a oportunidade de ver o comercial. A freqüência está associada ao público-alvo. Audiência média é o número médio de pessoas que assistem a cada exibição do programa, portanto é uma característica do programa de TV.

Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial. É uma característica desse conjunto de inserções, isto é, da programação de mídia.

O número de pessoas alcançadas por diversas exibições de um programa (um patrocínio, por exemplo) é sempre maior que a sua audiência média. Isso porque, a cada nova inserção no programa, é alcançado um grupo de pessoas que já teve a oportunidade de ver a inserção nos programas anteriores e mais algumas que não tiveram a oportunidade de ver, por qualquer razão, as últimas exibições.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MÍDIA EM SACO DE PÃO.

Mídia em Sacos de Pão


Cliente: PróAuto Suzuki
Campanha: Promocional
Quantidade: 20.000
Praça: São Paulo – SP.


Cliente: Vivo
Campanha: Promocional
Quantidade: 130.000
Praça: Brasília – DF.



Cliente: Unimed/ Del Valle Mais Laranja Caseira
Quantidade: 300.000
Praça: Manaus – AM.





Conceito

Diariamente as padarias entregam a seus fregueses centenas de sacos de pão, que agora passam a ser um novo suporte para a publicidade in-home, aquela que entra necessariamente na casa do consumidor.
Assim, a mensagem do anunciante chega, geralmente pelas mãos da dona-de-casa, à mesa da família num momento especial: o do café da manhã.


Público-alvo

Diz a pesquisa que 97.3% das pessoas consomem pão diariamente, sendo portanto um item básico de compra diária e obrigatória para praticamente todas as famílias.
As mulheres são 70% das compradoras, porém a mensagem vai impactar toda a família, além de também ser vista nas ruas durante o transporte do alimento.



Embalagem 100% ecológica


O saco de pão é totalmente reciclável, sendo impresso com tintas à base de água sobre papel Kraft branco de 35g e fechado com colas sem poliamida, dentro de padrões internacionais de transporte e armazenagem.



Tiragem/Distribuição

Em um período de 15 dias são distribuídos até 300.000 sacos pelas padarias, que assim fazem uma grande economia deste insumo básico para seu negócio.
A tiragem mínima com publicidade é de 50.000 sacos de 5 quilos no formato 44×54cm.



Garantia

Trata-se de uma mídia sem dispersão, uma vez que o total da tiragem é distribuído gratuitamente pelas padarias das regiões contratadas.
A comprovação da tiragem para o anunciante é feita através da nota fiscal da gráfica.



Rua Zacarias de Góis 1570 – CEP 04610-004 – S.Paulo – SP
Fone (11)5049.3162 – contato@ecomidia2010.com.br

MÍDIA EM PARADA DE ÔNIBUS - CHICAGO

Uma ação de mídia nada convencional invadiu várias paradas de ônibus em Chicago. Utilizando instalações criadas pelas fotógrafas Ellen Von Unwerth e Amanda de Cadenet a ação da marca Absolut, tomou conta das ruas movimentadas de Chicago nos Estados Unidos. Utilizando vários tipos de materiais as mídias deixaram os pontos de ônibus com um ar todo especial e particular, tornando cada parada em uma peça única.