segunda-feira, 18 de abril de 2011

TERMINOLOGIAS TÉCNICAS DE MÍDIA

Segue abaixo os termos mais utilizados por um profissional de mídia.

Mídia: Derivada do latim, a palavra mídia significa meio. Atividade de veicular. Departamento ou profissional que planeja, negocia, executa e controla a veiculação de uma campanha. Meios ou veículos de comunicação.

Mídia básica: Meio determinado como principal em um planejamento de mídia.

Mídia de apoio: meios que reforçam a mídia básica.

Mídia alternativa: são meios não tradicionais, normalmente tem custo mais barato e cobertura restrita.

Mídia: Categorias. Ex: Rádio, jornal e revista.

Veículos: Títulos dentro das categorias. Ex: Hoje em Dia, TV Record e Portal Uai.

Mix de Mídia: Meios e veículos que fazem parte do planejamento de mídia.

Tiragem: Conjunto de exemplares de uma edição de um veículo impresso.

Circulação: Exemplares vendidos de uma edição (banca + assinatura + cortesia)

Encalhe: Exemplares não vendidos de uma edição. Tiragem – Circulação = Encalhe.

IVC: Instituto verificador de circulação responsável por fazer auditorias em veículos impressos.

Alcance: Número de diferentes pessoas (ou domicílios) expostas pelo menos uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Pode ser expresso em

Audiência: Audiência é o total de pessoas que lêem o conteúdo editorial de um publicação ou parte dela, ouvem ou vêem um programa de rádio ou TV, transitam por onde há cartazes de rua e de pontos de venda, e que, portanto, têm oportunidade de ler, ver ou ouvir as mensagens publicitárias colocadas em cada um dos meios. Em geral, a audiência é expressa em porcentagem. A audiência pode ser domiciliar ou individual, e é sempre expressa em percentual

Break: Intervalo comercial no rádio e na TV

Briefing: Resumo em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca, empresa ou produto com seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, etc.

Calhau: Anúncio colocado no lugar de um espaço não comercializado, geralmente mensagens comunitárias ou do próprio veículo.

Checking: Conferindo em inglês. Atividade de checar a veiculação dos anúncios nos espaços negociados, nos horários acertados, com a qualidade exigida, etc.

Cobertura: Espaço geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo

Flight: São períodos de veiculação contínua

Frequência: Número de vezes em que uma pessoa é exposta à mídia dentro de um determinado período de tempo, ou tem oportunidade de ser atingida pela mensagem publicitária.

GRP – Gross Rating Points (Audiência Bruta): GRP, abreviação de Gross Rating Points, é uma expressão americana criada originariamente para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. No Brasil, o termo também conhecido como ou audiência bruta acumulada, já está bastante difundido, significando a soma dos pontos brutos de audiência de uma programação num veículo ou grupo de veículos publicitários, considerando-se a superposição.

Heavy User: Consumidor pesado em inglês. Termo usado para designar os principais consumidores de um produto.

Ligth User: Consumidor leve em inglês. Termo usado para designar os consumidores moderados ou pequenos de um produto

Participação ou Share: Proporção expressa em percentual do número de pessoas sintonizadas em um veículo, considerando-se apenas os veículos ligados.

Penetração: Termo usado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, segmento de mercado ou região geográfica

Planejamento de Mídia: Planejamento é o ato ou processo de planejar. Em mídia, como em qualquer atividade técnica e num sentido amplo, planejar é (1) formular política estabelecendo fins e meios, recursos e instrumentos; (2) definir propósitos… dentro destes, objetivos … a partir destes, metas; (3) desenvolver estratégia, estudando-se diferentes alternativas, para executá-la através de táticas predeterminadas; (4) prover critérios de avaliação de desempenho.

Público-Alvo: Toda a comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão. Esse público potencialmente consumidor é chamado de público-alvo.

Recall: Lembrança ou recordação. Informação ou recepção que fica junto ao Target após Ter sido impactado por um anúncio ou campanha.

Share - Participação.

Target - Alvo. Termo utilizado para definir o público alvo de um plano de comunicação.

Teaser - Mensagem curta que antecede ao lançamento de uma campanha publicitária gerando expectativa.

Chamada Comercial – Produzida com o objetivo de promover programas ou eventos. O patrocinador aumenta a exposição de sua marca e / ou produto.
Ela pode ser programada em diferentes posições: Rotativa, sem posição predefinida e localizada, com posição determinada.

Vinheta de Bloco -Destinada a integrar e aumentar a exposição da marca e/ou produto dos patrocinadores de determinado evento. É programada na primeira posição do intervalo comercial que sucede o bloco de um programa com exibição de matéria referente ao evento patrocinado. Também pode ser programada na última posição do intervalo comercial que antecede o bloco de um programa com exibição de matéria referente ao evento patrocinado.

Vinheta de Passagem - Destinada a criar um maior envolvimento do patrocinador com o programa ou evento que está sendo exibido. É programada na primeira e /ou na última posição dos intervalos comerciais do programa ou evento, de acordo com a quantidade definida no plano comercial

Inser de Vídeo – Criado como objetivo de integrar e aumentar a exposição da marca e /ou logotipo do patrocinador. É inserido no vídeo , sobrepondo-se a imagem do filme ou evento.

Abertura Comercial- Destinada a identificar o patrocinador do programa ou evento que se inicia. É programada imediatamente antes do início da exibição do programa ou evento, normalmente no interprograma, IP(espaço entre um programa e o início de outro.

Programete – Desenvolvido como objetivo de criar uma maior aproximação do anunciante com o seu público-alvo, através de mensagens institucionais homenageando ou promovendo datas ou períodos que caracterizem fatos de interesse da coletividade. São exibidos nos intervalos comerciais dos programas definidos no plano comercial.

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